quarta-feira, 26 de maio de 2010

PETI recebe visita do Conselho de Assistência Social e Secretaria de Ação Social

Em Lucrécia, crianças e adolescentes estão de olho no futuro, e isso é tratado como prioridade.

Neste dia 25, o Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Habitação, Ação Social e Apoio Comunitário visitaram o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- PETI. Acompanhando de perto, ambas contribuem para que o desempenho das crianças melhore.



O PETI é um programa implantado pelo governo federal com o objetivo de retirar crianças de até 16 anos da prática do trabalho precoce, criando atividades e meios alternativos de ocupar as crianças de forma saudável e educativa. É baseado na rendamínima, para que gere, de alguma forma, um insentivo que permita a permanência da criança na escola.

O programa muda a vida de muitas pessoas em todo o Brasil, desde 1996 - quando implantado - e atua em 98% do RN, segundo a coordenadora estadual do PETI. Em 2008 atingia 159 municípos do estado. Cerca de 37.000 crianças e adolescentes de 28.000 famílias se favorecem com o programa.


quarta-feira, 19 de maio de 2010

Esquecer é permitir, lembrar é combater!

O Brasil está em terceiro no ranking dos países com maiores índices de abuso sexual à criança e ao adolescente. E o que é mais alarmante: Entre cada dez abusos, seis acontecem dentro de casa, pela própria família.

Deve-se saber, também, que o RN encontra-se em uma situação nada boa em relação à exploração e abuso sexual. O que é revertido quando se investe em educação e saúde.

A Secretaria Municipal de Habitação, Ação Social e Apoio Comunitário, juntamente com a Casa da Família CRAS “Amaro Bandeira de Araújo” realizaram, ontem (Dia do Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes), no dia 18 de maio, um cronograma de atividades que mobilizou Igrejas, Conselhos e a comissão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI.


As atividades começaram a ser executadas desde este dia 14, com palestras nas escolas estaduais e municipais e Câmara Municipal e encontro com famílias na Igreja Católica da comunidade Varzea Grande.


Os temas foram “Violência Sexual” e “Vinculos Familiares”, mostrando que a relação intra-familiar é determinante. Os palestrantes foram os profissionais da saúde Dr. Ernane Carlos, Dr. Judson, Dra Claúdia e Dra Thalita, a Assistente Social Aline Rezende e o Psicólogo Deilton Aires.




Na “Mobilização 18 de Maio” as crianças das escolas municipais e estaduais e grupos teatrais se reuniram para a entrega de panfletos e cortejo cultural.

É importante, com tudo o que o município faz pela sociedade, que seja possível construir a consciência moral de cada um com a concepção dos direitos dos jovens.


(Araújo, S.)